segunda-feira, janeiro 23


Reflexão sobre as presidenciais

As eleições presidenciais constituiram dois fenómenos novos na vida política e na sociedade portuguesa: por um lado, Cavaco Silva é o primeiro presidente de direita, eleito depois do 25 de Abril; por outro, Manuel Alegre consegue virar as costas aos partidos e iniciar a uma nova etapa na democracia nacional.
Em primeiro lugar há que falar do vencedor: Cavaco conseguiu uma maioria à primeira volta, no primeiro mandato, algo pouco usual. Venceram as ideias da portugalidade e da estabilidade económica aliada ao desenvolvimento sustentável, bem como as ideias morais e éticas dignas da direita.
Quanto ao segundo fenómeno, Alegre, eterno lutador, poeta e cidadão, mostrou aos portugueses que há mais vida na política para além dos partidos. Isso foi surpreendente, pois conseguiu classificar-se em segundo, passando à frente do partido que o rejeitou. Venceram os ideais de luta e de rebeldia aliados a uma ideia "esquerdista" da sociedade.
Não posso acabar sem referir a humilhante derrota do Partido Socialista e do seu candidato Mário Soares, que arrogante, mal-educado e sem ideias, como sempre, sofreu. Congratulo o País por, finalmente, ganhar um pouco de juízo.

Viva Portugal!

4 comentários:

Mestre de Aviz disse...

na minha opinião ganhou, porque ao menos temos alguem dito de direita a contrabalançar o governo de maioria canhota!
Cumprimentos

Ze do Telhado disse...

Bom, parece-me que essa visão do "nem ganhou nem perdeu" é um pouco simplista e redutora. O país ganhou não só pelo simples facto de ter derrotado de forma expressiva a esquerda, mas também por todo o simbolismo que envolve a candidatura de Cavaco Silva. O discurso apresentado pelo novo P.R. foi inovador. Assentou em ideais patriotas, valores morais, identidade nacional, progresso economico e social...Um discurso sem complexos e nitidamente virado para os portugueses. Conseguiu ainda nunca roçar o extremiso irracional, sendo coerente e consciente na identificaçao dos grandes problemas.
É por isso que não posso aceitar uma declaraçao dessas. Pelo menos para ja.
Vamos aguardar.

Cumprimentos

Ze do Telhado disse...

Muito obrigado pela mensagem positiva, que vindo de um forte opositor da nossa ideologia, tem mais significado, não pela aproximação de ideias, como referiu, mas pelo reconhecimento do nosso trabalho.

Cumprimentos

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it
»