domingo, maio 28


Breve apontamento histórico

O 28 de Maio de 1926



” (…)A dinâmica do sistema de governo é perturbada pela dificuldade do Partido Democrático em estabelecer alianças amplas no Parlamento e satisfazer exigências sociais prementes, resultantes da alteração da vida económica e social trazida pela participação de Portugal na primeira Guerra Mundial. Vão-se gerando movimentos de contestação nas margens do regime, onde começam a surgir apelos à regeneração nacional. Em 5 de Dezembro de 1917 triunfa uma revolta militar chefiada por Sidónio Pais, com o apoio do Partido Unionista, que instaura uma ditadura militar (…)”.

“ (…) Depois do assassinato de Sidónio Pais, em 1918, seguiu-se uma grave crise política em que se defrontaram Republicanos e Monárquicos. O controle da situação pelos Republicanos só vem a dar-se em Março de 1919, enfrentando graves problemas económicos e sociais a nível nacional e internacional. A década de 20 é marcada por sucessivas alterações de governo, rivalidades entre as alas esquerda e direita do Partido Democrático, o receio contra os apoiantes do anarquismo e do bolchevismo, uma crescente simpatia do Exército pelas soluções autoritárias. A ditadura viria a ser instaurada na sequência do movimento militar de 28 de Maio de 1926 que dissolveu o Parlamento (…)“.


Após mais de uma década de instabilidade e péssima governação, o povo português, farto de irresponsabilidade e de anti-patriotismo, (ataques bombistas, sucessão estonteante de governos, crescente disseminação bolchevista e anarquista), aclamou sem reservas uma nova era para Portugal.
Começava a Revolução Nacional, liderada pelo general Gomes da Costa.

14 comentários:

Anónimo disse...

O mesmo se devia passar agora. Estamos na fossa total!

Anónimo disse...

Precisamos é de uma revoluçao socialista que destrua a classe burguesa e os altos dirigentes sem escrupulos. Nao ha donos de ninguem. Somos o que somos e o que queremos. Nem patria nem patrao nem religiao.

Tenho dito. E fdx, o 28 de maio é uma mancha na nossa historia. A republica era ainda verde, mas caminhava no bom sentido. No sentido socialista-marxista.

Viva o Socialismo de Karl Marx!

Anónimo disse...

lolol. Isto é de certeza um de voces a gozar.

Se nao for... ---> Ahahahahahah

Ao menos dá pa rir

Mestre de Aviz disse...

Oh chefao, enfia o marxismo no cu e ve se ficascom os coelhos todos iguais

Anónimo disse...

oh debil mestre de avis, deves ter serios problemas de argumentaçao. Que eu saiba nao recorri a expressoes de uso corrente e ordinario para exprimir a minha opiniao. Qt ao sr da razao, nao vejo kual é a piada, é um assunto serio. Isto mostra a posiçao q vcs têm perante a politica!

Mestre de Aviz disse...

nao! mostra a posição que temos em relaçao ao marxismo: total desprezo!

Anónimo disse...

marx!! marx!!! marx!!! abraco xl isqueroto..

Mestre de Aviz disse...

tenho pena de si

Ze do Telhado disse...

Mais do que desprezo, temos nojo. E não vamos sequer entrar no debate de uma ideologia anti-humana, porque no nosso site discute-se política feita para o Homem e não política contra ele.

Cultive-se, talvez chegue a melhores conclusões.

Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. concerta and faa Buy generic tenuate prescription pill

Anónimo disse...

This is very interesting site... Sportsbook of the year jagbet is offering 20 Levitra duration Newest bodybuilding supplement Adidas gazelle means soccer shoes Hp deskjet 648c printer driver topamax hormone panel topamax to treat obesity hummer 2 chrome parts Morgage refinance california Insurance exposures controls commercial the untold side effects of topamax

Anónimo disse...

What a great site » » »

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! web cam Poker run insurance surveillance equipment voip Trazodone impotence urology treatment Cabo fishing Panasonica mp3 players computers