quinta-feira, julho 20


Maria de Lurdes Rodrigues e a trapalhada dos exames nacionais



Apesar do título do post e, ainda que no contexto da reunião de assembleia convocada pelo PSD sob o pretexto de debater e exclarecer o país (nomeadamente pais e alunos) acerca das decisões, no mínimo, polémicas da ministra da educação, o deputado do CDS, Diogo Feio, fez notar, no exame de história, algo que achei curioso e que, embora fuja à questão fundamental passo a transmitir:



Ditadura
do Lat. dictatura, s. f., cargo ou dignidade de ditador; sistema político em que o poder se concentra nas mãos de um indivíduo, de um grupo, de uma assembleia, de um partido ou de uma classe e que suprime as liberdades individuais; fig., despotismo; excesso de autoridade.



No referido exame surgia uma pergunta intitulada de A Europa das Ditaduras (1919-1939), e que pedia para esclarecer acerca dos quadro político europeu que o seguinte mapa ilustra:




De resto a trapalhada e incoerencia são tais que me abstenho de comentar até um esclarecimento (claro, para não dizer válido) por parte da ministra da educação ou, mais que não seja, de um outro membro do governo.

7 comentários:

Nuno Adão disse...

Pelos vistos, na história, umas são mais ditaduras do que outras?

Anónimo disse...

Pois...esse é um problema "político" no exame de história...agora vejamos exames de economia A do 11º e digam-me se aquilo é feito por alguém que sbe falar português...as questões estão muitíssimo mal feitas se tivermos em conta as respostas da proposta de corecção! Aqueles exames não testavam conhecimentos de economia, eram só apra ver quem acertava nos critérios de correcção. Deve ter sido feito por pessoa com muito amau português. E a ministra devia ter vergonha e demitir-se. Estava nervosa na assembleia porque sabia quetinha cometido muitas falhas, e na educação essas falhas quem paga caro são so estudantes. E sem educação não vamos a lado nenhum...a ministra atrapalha o país.

Anónimo disse...

Com exames e manuais escolares destes não é de admirar que nestes últimos anos o marxismo tenha crescido de uma forma quase exponencial.

P.S.:Quando andava na escola também sofria uma enorme pressão só pelo facto de não ser de esquerda, nomeadamente dos bloquistas. Mas o curioso é que a maioria deles tinha bastante mais dinheiro do que eu e do que a maioria das pessoas.

Anónimo disse...

pvnam_2 disse: "Exemplo 1: Cada vez mais mulheres europeias procuram machos de melhor qualidade sexual: por exemplo, africanos."
ah ah ah ah ah! fala por ti, meu impotente estigmatizado, racista de merda.

de resto qual é a vossa indignação:
1. que os regimes alemão e italiano sejam considerados ditaduras?
2. que o salazar e o franco não sejam considerados fascistas ou pró-fascistas?
3. que o regime comunista não seja considerado ditadura?

se fosse SÓ uma questão semãntica, eu percebia mas vinda de quem vem, lá está o estigma do fascista perseguido...
que anacrónica, padeira, e que ridicula... ainda tens medo que os russos te entrem pela porta, é?
get a life.

Mestre de Aviz disse...

É uma questão de justiça.

Ze do Telhado disse...

É mais do que uma questão de semântica. Trata-se de chamar os bois pelos nomes. Não podem haver dois pesos e duas medidas.

Anónimo disse...

Oh, isso é porque há comunistas a fazerem exames!
Uma vez escrevi um texto apra economia sobre a europa de leste. E referi-me a alguns países como antigos membros de uma ditadura comunistas....resposta da professora: Oh Vera, tenha cuidado, se for um professor comunista a corrigir-lhe a prova de exame pode não achar correcto e isso influencia-lhe a cotação!
Por aí, estão a ver...tem que se agradar a um possível professor comunista para ter boa nota.